Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ganho de experiência e potencial para novas conquistas no Circuito Loteira Caixa Brasil

O atleta do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Aldemício Rodrigues Paz, disputou, neste final de semana, a etapa Norte/Nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação 2011. Na competição realizada em Fortaleza (CE), o piauiense disputou as provas de 100 metros livre, 100 metros costa e 50 metros livres e conquistou experiência para voltar a competir em outros torneios nacionais.

Aldemício tem 47 anos e faz reabilitação desportiva no Ceir. O nadador embarcou rumo à capital cearense na última quinta-feira (16). Na tarde de sábado (19), conquistou a sétima colocação na prova dos 50 metros livre. Na manhã de domingo (21), foi sétimo colocado na prova dos 100 metros livre e quinto colocado na prova dos 100 metros costa.

No Circuito Loterias Caixa Brasil, Aldemício foi acompanhado por um dos educadores físicos responsáveis pela Reabilitação Desportiva do Ceir, Childerico Robson. A competição aconteceu no Náutico Atlético Cearense e serviu como preparação para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.


Aldemício treinando no Centro Integrado de Reabilitação
Aldemício Rodrigues Paz é portador da síndrome de Guillain Barré, uma doença que tem caráter autoimune e que atinge os músculos, ocasionando a perda de sensibilidade e de resposta aos comando cerebrais. Competir à etapa regional Norte/Nordeste do Circuito Loterias CAIXA Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação foi, sem dúvidas, uma das experiências mais marcantes na vida dele. Os resultados não se converteram em medalhas, mas foram uma grande em experiência de vida.

O circuito apresentou novos nomes e recordes durante os dois dias de competição, fato que só contribui para a divulgação da importância do esporte paraolímpico em todo o Brasil. O jovem cearence, Francisco Jefferson de Lima ganhou duas medalhas – uma de ouro e outra de prata – e quebrou um recorde brasileiro.

“O Aldemício foi muito bem dentro do que se propôs a fazer e a competição serviu para ele ganhar experiência. Com o apoio do Ceir nós conseguimos provar que a reabilitação desportiva vai muito além do processo de reabilitação física. É uma forma de ultrapassar obstáculos e superar as barreiras da deficiência”, explica o educador físico do Ceir, Childerico Robson.

Embora tenha sido o único piauiense a disputar a competição em 2011, Aldemício não é o primeiro atleta do Ceir a participar da etapa Norte/Nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil de Natação. No ano passado, Andressa Luiza disputou o torneio e faturou duas medalhas de ouro.

Inaugurado em maio de 2008, o Ceir tem papel importante na reabilitação de pessoas com deficiência no Piauí, oferecendo os serviços de  arte-reabilitação, enfermagem, especialidades médicas, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, musicoterapia, nutrição, odontologia, oficina ortopédica, pedagogia, psicologia, reabilitação desportiva, serviço social e terapia ocupacional.

Junto com o Centro Integrado de Educação Especial (Cies), o Ceir forma o Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação Daniely Dias.

Fonte: www.ceir.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário