Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Palestra para portadores de deficiência do Cras

Intensificar a importância da atividade física para pessoas portadoras de deficiência. Essa foi uma das principais metas abordadas na palestra ministrada pelo educador físico do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Childerico Robson, ao grupo de deficientes atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte II.
 

 O Cras é uma unidade pública estatal voltada à atuação em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. “Nós atendemos vários tipos de grupos, voltados à família, ao idoso e, no caso de hoje, aos deficientes. As reuniões acontecem todo mês e os temas são discutidos e sugeridos pelos próprios participantes”, explica a assistente social do Cras Norte, Efigênia Lima.


/
Além de expor os serviços oferecidos pelo Ceir, o educador físico desmistificou a idéia da impossibilidade do deficiente físico ou mental não poder praticar esportes e confirmou a importância de usar a atividade física como uma forma de reabilitação.


 “Nossa intenção é dar oportunidade ao paciente. Visamos a independência do individuo. Não é pelo fato de alguém ter alguma deficiência física que ela não poderá praticar natação, futebol ou capoeira. Desenvolver nossas potencialidades é vital para manter uma boa qualidade de vida”, comenta.

 Acélio Machado, que desde o início do grupo participa das reuniões, confessa que a oportunidade de debater temas que concerne o universo da pessoa com deficiência e conhecer novas pessoas é a forma mais eficaz de se sentir estimulado. Ele também faz reabilitação no Ceir, por conta de problemas vasculares, é amputado da perna direita e faz reabilitação na instituição.

  Além do educador físico Childerico, a assistente social da rede Avape, Iolanda Sá- ONG que visa a inclusão e capacitação do deficiente físico no mercado de trabalho - também ministrou e esclareceu dúvidas sobre o setor. Muita informação e questionamentos marcaram toda a reunião do grupo na manhã da ultima sexta-feira (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário