Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2019

GRUPO DE CAPOEIRA NOVOS TITÃS PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DA PRAIA DE VERÃO




  O grupo de capoeira Novos Titãs participa pela primeira vez da programação da Praia de Verão do Teresina Shopping. No último domingo (14), os participantes do projeto encantaram a todos com a força de vontade e o espírito de equipe durante a volta inaugural da Corrida Indoor. Já nesta sexta (19), o grupo fará uma apresentação de capoeira que promete emocionar todos os visitantes da Nossa Praia a partir das 18h.

  Novos Titãs faz parte do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) e é composto por crianças que têm alguma deficiência que participam de forma interativa, levando diversão e esperança por onde passam por meio da prática esportiva. Há 11 anos no projeto, o professor de capoeira Childerico Robson reforça a importância de participar do evento e explica a essência do nome do grupo.

“Novos Titãs busca dar uma nova roupagem à capoeira, mostrando às pessoas que elas são iguais. Não buscamos rotular. Nossa ideia é mostrar que nem todos os heróis usam capa e que os participantes são heróis da superação. É algo para se perpetuar, porque é de grande valia para a sociedade”, externa o professor.

  Para Childerico, o objetivo é mostrar à comunidade que todos têm o direito e a possibilidade de participar da capoeira. “Mudamos a ideia de que a capoeira precisa ser agressiva ou que é necessário dar saltos mortais. Não, ela não é apenas isso. Mostramos que ela pode acontecer e se manifestar de modos variáveis, possibilitando formas de interagir. Fugimos da ideia do componente físico ser o essencial e fazemos um contrassenso. Isso, claro, dentro das possibilidades. Não é preciso agredir”, enfatiza Childerico.

  Além da capoeira, são desenvolvidas outras formas de interações, como a corrida de rua. As atividades têm por intuito tornar possíveis e saudáveis a relação das crianças com a família e a sociedade. “Não vejo deficiência. Encontro muita coisa bonita nisso tudo. É algo para se perpetuar, porque é de grande valia para a sociedade”, finaliza o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário