Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2015

OAB-PI realiza 1º Dia do Paradesporto no Clube do Advogado

23/03/2015
paradesporto
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou, neste domingo (22), o 1º Dia do Paradesporto, no Clube do Advogado. Diversas pessoas com deficiência praticaram natação, futebol e capoeira, em uma manhã de lazer, diversão e inclusão.
Durante o dia houve apresentação de dança, futebol com jovens da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), futebol com muletantes, natação e capoeira com paratletas do Centro Integrado de Reabilitação (Setor de Reabilitação Desportiva do Ceir). Os paratletas, suas mães e entidades receberam medalhas.
De acordo com a presidente da Comissão, Justina Soares, o domingo era um dia de alegria. “Hoje é o dia municipal da pessoa com deficiência. Viemos ao clube para um dia de alegrias, para comemorar tudo o que conquistamos até aqui. Ainda falta muito a ser conquistado, mas vamos nos divertir e que nossa felicidade contagie até quem não pode estar aqui hoje”.
Joaquim Santana, conselheiro seccional e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), reforçou os esforços da OAB-PI na luta das pessoas com deficiência. “A OAB não mede esforços na luta das pessoas com deficiência, por isso que a Comissão da Pessoa com Deficiência consegue trabalhar bem. Estamos sempre disponíveis, enquanto OAB, para o que vocês precisarem”, afirmou.
José Milton, integrante do futebol para muletantes, sobre a satisfação em participar do evento. “Esperamos servir de exemplo para muitas pessoas não deficientes. Os obstáculos que enfrentamos são grandes, mas conseguimos superá-los”.
O diretor do Clube, Jairo Cavalcante, afirmou que ficou muito feliz em receber os paratletas. “Ficamos contagiados pela alegria de vocês”.
A vice-presidente da OAB-PI, Eduarda Miranda, declarou que OAB estava cumprindo seu papel de cidadania. “Essa iniciativa da Comissão demonstra que todos nós temos que trabalhar e caminhar de mãos dadas. Temos direitos iguais de viver essa alegria, de viver o esporte, para nos tornarmos uma sociedade mais igualitária e mais feliz”.
“Nós aqui, com esses variados eventos, demonstramos para a sociedade que as pessoas com deficiência têm condições de desenvolver uma vida normal, se dedicar a todo tipo de atividade. Também uma forma de demonstrar que as pessoas podem ser incluídas no mercado de trabalho, porque elas têm condições de desenvolver todo tipo de atividade. É, portanto, um marco de dedicação a uma causa que é tão importante no Brasil, mas que infelizmente ainda não é observada por toda a sociedade”, afirmou o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães.
Estiveram presentes, Cláudia Martins, membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Girlane Cassiano e Noélia Sampaio, presidente e membro da Comissão de Promoção da Cidadania, respectivamente; Ana Lúcia Sousa, presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas; Gabriel Pierot, presidente da Comissão de Direito Desportivo; Daniel Oliveira, secretário de Justiça do Estado do Piauí; Mauro Eduardo, representante da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID); Clauder Girão, coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência da SASC; Galba Coelho, secretário da Semel; e Antônio Santos, presidente do Sindicato dos Árbitros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário