Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Pacientes do CEIR participam da Semana da Ação Mundial


No último final de semana do mês de setembro, encerrando as atividades da 12ª Semana de Ação Mundial, apresentações artísticas e culturais protagonizadas por pessoas com deficiência foram realizadas no parque Potycabana. A edição deste ano discutiu a temática Educação Inclusiva.

Pacientes em tratamento na Musicoterapia e na Reabilitação Desportiva do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) participaram da Mostra Cultural Inclusiva, com o grupo de capoeira e a bandinha infantil de música.


O Grupo de Capoeira conta com a participação de quase 30 pacientes com idade entre 1 e 25 anos. O coordenador de Reabilitação Desportiva do CEIR, Childerico Robson, enfatizou a importância das atividades físicas no tratamento dos pacientes. “A capoeira na reabilitação, por exemplo, era um sonho que muitos não acreditaram no início e agora podemos ver os grandes efeitos que essa atividade proporciona aos pacientes. Nosso grupo de capoeira é uma família e essa união faz com que todos nós sejamos beneficiados”, ressaltou.

Nas atividades de musicoterapia, a Bandinha Infantil do CEIR é formada por 14 crianças com idade entre 3 e 7 anos. E há ainda a banda Tocando em Frente, composta por sete pacientes que mostraram aptidões musicais durante a terapia, e que já tiveram alta do tratamento.


A Mostra Cultural Inclusiva contou ainda com apresentações de dança, contadores de histórias e exposição de livros, telas e objetos produzidos por entidades que apoiam e lutam pelos direitos das pessoas com deficiência. Foram parceiros desta atividade a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) e o Centro de Habilitação Ana Cordeiro, entre outros.

A 12ª Semana de Ação Mundial faz parte de uma campanha que acontece, a cada ano, em mais de 100 países. No Brasil, ela começou no último dia 21 de setembro e, em Teresina, foi marcada pela realização de uma série de atividades como Manhã de Cidadania, exibição de filmes, oficinas e mesas redondas; e a realização do Fórum Estadual de Educação Inclusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário