Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

Ceir realiza mutirão e atende 180 pacientes neste sábado (4)

     
04/05/2013 por Thaís Araújo
  
    
 
   Cerca de 180 pacientes foram atendidos neste sábado (4) no mutirão do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A atividade faz parte das comemorações pelos cinco anos de funcionamento do Centro, comemorado neste domingo, 5 de maio. Único centro do Piauí a trabalhar a reabilitação de pessoas com deficiência física ou motora, o Ceir já realizou cerca de 440 mil atendimentos desde a sua fundação.
  
   Os atendimentos  aconteceram durante toda a manhã, na sede do Ceir, na zona Sul de Teresina. Consultas médicas e avaliações terapêuticas foram realizadas, contando com a participação de praticamente toda a equipe multiprofissional do Centro. 
  
   Único centro do Piauí a reunir terapias e especialidades médicas em favor da reabilitação de quem tem dificuldades físicas ou motoras, o Ceir também recebe muitos pacientes de cidades do interior do Estado. A dona de casa Sandra Neri, por exemplo, mora em Beneditinos, cidade localizada a 91 km de Teresina, e veio neste sábado à capital exclusivamente para que seu filho, Francisco de Assis Neri, de seis anos, fosse atendido no mutirão do Ceir.
  
  Francisco nasceu aos seis meses e foi diagnosticado com paralisia cerebral causada por prematuridade. Há mais de um ano ele faz fisioterapia semanalmente no Ceir e, neste sábado, participou de avaliações para ser incluído em outras atividades desenvolvidas no centro, como fonoaudiologia e terapia ocupacional. “Meu filho já melhorou muito e hoje até consegue ficar de pé e dar alguns passos. Antes, ele tinha muito medo de cair por conta da falta de equilíbrio”, diz a mãe.
  
   De acordo com a coordenadora do Setor de Arquivo Médico e Estatística do Ceir, Bruna Lustosa, o objetivo do mutirão é dar celeridade aos atendimentos. Ela explica que este é o segundo mutirão realizado neste ano e o agendamento é feito pelo próprio médico que acompanha o paciente.
  
  Além do mutirão, neste sábado também aconteceu no Ceir um jogo de futebol entre o time masculino de amputados da instituição e o time feminino da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 
 
    
  
Ceir já contabiliza 440 mil atendimentos em 5 anos
 
   Neste domingo, 5, o Ceir completa cinco anos de funcionamento e ultrapassou a marca dos 440.054 atendimentos. A instituição hoje é reconhecida como referência nacional na área, pois quem procura o Centro recebe um tratamento de reabilitação multiterápico e é assistido, em um só local, por médicos e outros profissionais de várias especialidades, entre elas: arteterapia, enfermagem, fisioterapia aquática e de solo, fonoaudiologia, musicoterapia, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, reabilitação desportiva, serviço social e terapia ocupacional.
  
   Somente nos quatro primeiros meses deste ano, o Ceir já contabiliza 48 mil atendimentos realizados. Além dos serviços médicos e multidisciplinares, a instituição ainda mantém uma oficina ortopédica, um centro de diagnóstico e leva atendimento itinerante às cidades do interior do Piauí, através do projeto Ceir Móvel. Todos os serviços são ofertados gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
  
Programação do aniversário
 
   Nesta segunda-feira (6), a Assembleia Legislativa do Piauí realizará uma sessão solene para marcar o aniversário de cinco anos do Ceir. A proposta foi da deputada estadual Rejane Dias (PT).
  
  Antes da sessão, marcada para as 10 horas, o grupo de capoeira formado por pacientes do Centro, além de alunos da arterapia e musicoterapia, estará se apresentando na Alepi. Haverá, também, a prestação de serviços como a medição de pressão arterial e distribuição de material educativo sobre a prevenção de traumas e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
  
   Na terça-feira (7), um café da manhã vai reunir autoridades municipais e estaduais aqui no Ceir, para comemorar o aniversário da instituição e demonstrar parte do trabalho desenvolvido ao longo desses cinco anos de funcionamento.
  
   Um dos segredos do sucesso do Ceir é o seu modelo de gestão: o Centro é uma realização do Governo do Estado do Piauí com apoio do Governo Federal, mas conta a administração da Associação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos. Com isso, pode captar recursos particulares e receber doações e empresas e pessoas físicas, além de verbas públicas, favorecendo a manutenção do alto padrão de qualidade no atendimento.
  
   Até o final deste mês, ainda está prevista uma série de atividades comemorativas, como missa, culto evangélico, café da manhã para empresas parceiras e bazar do setor de Arterapia, entre outras ações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário