Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Jogo da Inclusão: gols na garantia de direitos das pessoas com deficiência



 11/05/2012 por Glenda Uchôa

  Nenhuma deficiência, seja ela física ou intelectual, se sobrepôs à superação de cada atleta que esteve presente na noite de quinta-feira (10), no Ginásio Verdão, para participar do Jogo da Inclusão. O ex-craque e atual deputado federal, Romário (PSB-RJ), esteve presente no evento e participou de forma efetiva de cada jogo da noite, inclusive com a atuação no time de futebol para amputados do Ceir (Centro Integrado de Reabilitação).



  O time do Ceir participou da penúltima partida da noite, ganhando de 3 a 0 da equipe formada por autoridades do Estado. Antes, times da APAE e da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP) empolgaram os presentes. De muletas, Romário jogou no time de amputados e, com a excelência de um craque, ainda arriscou dribles e passes com os paratletas.



  O destaque do time do Ceir foi o jogador José Wanderson, que fez dois, dos três gols da partida. O atleta foi o mais marcado em campo pelo time rival, composto por autoridades, a exemplo do senador Welligton Dias (PT).



  A equipe do Ceir é formada pelos atletas Elilson Pereira, Feliciano Mendes, Ismael de Sousa, Francisco Soares, Jose Nilton, José Wanderson, Antonio Soares, Wilame Pinheiro e pelo treinador e terapeuta, Childerico Robson.
  O jogo da inclusão é uma realização da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e envolveu dez equipes formadas por pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, além de políticos e demais autoridades do Estado, como o senador Welligton Dias (PT), o deputado federal Assis carvalho (PT) e o secretário da Seid, Helder Jacobina.



  Helder ressaltou a importância do evento para fomentar a inclusão e acessibilidade no Piauí. “O Jogo da Inclusão é mais uma forma de mostrar a importância de fomentar atividades e ações que sejam voltadas à inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência do nosso Estado. O paradesporto merece destaque dentro dessa estrutura”, esclarece.
  O deputado Romário, que tem grande atuação na área da inclusão social, destacou as ações de políticas públicas como sendo imprescindíveis para o setor de atendimento e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. “Os gestores entenderam e enxergaram a importância de atuar para assegurar os direitos das pessoas com deficiência, creio que estamos no caminho certo”.
  O paciente do Ceir e chará do ex-craque, Romário da Silva, que tem paralisia cerebral, realizou seu grande sonho de conhecer o ‘Baixinho Romário’, como é carinhosamente conhecido.



  Entre gols, passes e dribles, os paratletas e demais jogadores comemoravam não só o bom desempenho em campo, mas, também, as conquistas de uma vida em que a saúde e integridade da pessoa com deficiência é cada vez mais reconhecida pela sociedade.


FONTE: www.ceir.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário