Páginas

domingo, 14 de maio de 2017

Vista-se de Gentileza

Um projeto desenvolvido pelo Instituto Dom Barreto (IDB) está aproximando alunos do 7° ano da instituição à realidade da pessoa com deficiência no Piauí por meio do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Nesta sexta-feira (12), um grupo formado por pacientes e familiares, representantes e voluntários do Ceir foi ao IDB para uma troca de experiências que contou com depoimentos e roda de capoeira.

“Quando eu tinha 16 anos sofri uma meningite que me deixou com pernas e braços amputados”, conta Marcos Jeane. “Você tem uma vida normal e do dia para a noite ela muda completamente”, complementa Ingred Lopes, que por sofrer um acidente de escada no ano passado ficou tetraplégica.

Marcos e Ingred têm a mesma idade, 23 anos, e histórias de vida que deixaram os alunos, que lotaram o ginásio da escola, aos aplausos e admiração. Após os depoimentos, alguns puderam fazer perguntas e tirar dúvidas.

Mas a surpresa do encontro não foi só essa: crianças cadeirantes e com paralisia cerebral puxaram uma roda de capoeira com os estudantes, que entraram no ritmo e no gingado, jogando com os pacientes uma dança que vai além da capoeira, pois trata de inclusão e troca de gentilezas.

“Somos duas instituições que abraçamos causas nos vestindo de gentilezas. Essa é uma parceria que está nascendo e plantando frutos para a sociedade”, conta o médico Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade social que administra o Ceir.

Na próxima quarta-feira, dia 17 de maio, as instituições realizam mais uma ação do Projeto “Vista-se de Gentileza”. As mães atendidas pela Clínica de Microcefalia do Ceir vão ganhar uma festa, que será realizada a partir das 16h40, no auditório do Centro.

Confira algumas fotos:

DSC_0008 DSC_0047 DSC_0060 DSC_0016


Nenhum comentário:

Postar um comentário