Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Pacientes do Ceir desfilam em passarela inclusiva


“Ela adora desenhar vestidos. Quando soube que ia desfilar, ficou maravilhada. Uma emoção para ela e para mim também”, conta Jani Ieda, mãe da Maria Gabriele, de 13 anos.

Gabriele é paciente do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) há 5 anos. Juntamente com os pacientes Victor Emanuel, Nayara Beatriz, Osíris Rocha e Luís Davi, ela participou de um desfile inclusivo, na noite dessa quarta-feira (17), no IV Forma Design, em Teresina.  

As crianças desfilaram uma coleção inspirada no filme Up – Altas Aventuras. “Pensamos em fazer algo que transmitisse a alegria, a liberdade e a diversão, em harmonia com a faixa etária e com o gosto pessoal das crianças”, explica a idealizadora da coleção, Brenda Pinheiro, estudante de Design.

Segundo Childerico Robson, reabilitador desportivo do Ceir, levar essas crianças para uma passarela é uma forma de mostrar que elas podem ir para qualquer lugar que quiserem. 

“Sempre digo que no Ceir não reabilitamos pessoas, reabilitamos vidas. Quando aceitei o convite de levá-las para uma passarela, não hesitei. Pensei em mostrar para essas crianças mais um mundo, que parece ser tão distante delas, mas que só necessita de um elo, como esse desfile”, comenta.

Luís Davi, de 15 anos, não esconde a emoção: “Achei o convite inesperado. Mas gostei muito de participar”. Joelma Lustosa, mãe do Victor Emanuel, completa: “Momentos como esse são essenciais para o desenvolvimento dessas crianças. Já que elas estão tendo interação com outras crianças, com outro ambiente”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário