Páginas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

VIII Caminhada pela Acessibiliade reuniu mais de 3 mil pessoas


Mais de 3 mil pessoas lotaram a Avenida Raul Lopes, no dia 14 de junho, para participarem da oitava edição da Caminhada pela Acessibilidade. O evento marcou o encerramento das atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Ao todo, 24 entidades ligadas à causa da Pessoa com Deficiência e caravanas de nove municípios piauienses marcaram presença para comemorar as conquistas obtidas e cobrar mais ações de inclusão e acessibilidade.

A Caminhada teve participação de representantes do poder legislativo estadual e municipal que ouviram as reivindicações do público para levá-las à Assembleia Legislativa do Piauí.

Representando o governador Zé Filho, a secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, agradeceu a participação de todos e destacou a importância do evento. A gestora frisou que o objetivo é tornar a sociedade cada vez mais inclusiva.

A Caminhada pela Acessibilidade partiu da Ponte Estaiada com destino ao Parque Nova Potycabana onde foi montada uma estrutura para receber o público que participou do evento. As crianças tiveram espaço exclusivo com brinquedoteca e play kids, apresentações de palhaços, além da distribuição de pipoca e algodão doce. Parceira do evento, a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) levou os serviços do Clubinho de Leitura, que atraiu um grande número de crianças para ouvir histórias infantis.


A arte e o esporte também marcaram presença no evento. Algumas entidades realizaram apresentações de capoeira e outras danças. Já nas quadras esportivas, 113 atletas com deficiência mostraram o seu talento em modalidades como basquete, futsal e badminton. O educador físico e supervisor de reabilitação desportiva do CEIR, Childerico Robson, participou da organização e apresentação paradesportiva.

O momento também teve prestação de serviços. Através da parceria entre a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Sistema Social da Indústria (SESI), foram oferecidos aferição de pressão arterial e lanche do programa Cozinha Brasil. Outra parceira do evento, a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), enviou uma equipe do Sistema Nacional de Emprego no Piauí (SinePiauí), que ofereceu os serviços do programa Trabalho para Todos. O encerramento das atividades contou, ainda, com show musical da banda Roraima e Terê Groove.

Nenhum comentário:

Postar um comentário