Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ceir abre roda de capoeira e realiza batizado de pacientes da reabilitação desportiva

03/12/2012 por Mayara Ferreira

 
  Ao som do berimbau, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) abriu uma roda de capoeira na manhã desta sexta-feira (30). Pacientes da reabilitação desportiva participaram do IV Batizado e Troca de Cordas do Ceir. Como prêmio, baseado no desempenho de cada um no esporte, 16 pacientes foram batizados e outros 12 trocaram de cordas, simbolizando o aumento da graduação.
 
  Na oportunidade foi realizado por nossos pacientes uma das manifestações folclóricas incorporadas a capoeira chamada: Puxada de Rede, que conta a história de um pescador que ao sair para o mar em plena noite para fazer o sustento da familia, despede-se de sua mulher que, em mau pressentimento, preocupa-se com a partida do marido e o assusta dizendo dos perigos de sair á noite, mas o pescador sai e deixa-a a chorar, e os filhos assustados. Também foi lançada uma Ladinha chamada: Capoeira Eficiente de autoria do paciente Jonh Alves e adaptada e cantada pelo Profº Childerico Robson
 
  José Lucas, de cinco anos, foi uma das crianças batizadas. A mãe de José, Beatriz Cardoso, comemora os avanços conquistados desde que passou a participar das aulas de capoeira no Centro. “Ele, que nasceu com paralisia cerebral, hoje tem um equilíbrio enorme por causa da capoeira”, destaca.
 
  Para a mãe da pequena capoeirista Nayara Beatriz, Anikele Santos, o mais importante do esporte é a socialização da criança. “Cada paciente apresenta diferentes limitações. Ainda assim, todos eles são bem integrados uns com os outros. Desde que começou a participar das aulas, há um ano, minha filha perdeu a timidez e se tornou mais comunicativa”, conta Anikele.
 
  A atividade desta sexta contou com grande participação dos pais das crianças. A mãe de Gabriel Ferreira, Eliane Ferreira, fala da importância da capoeira para o desenvolvimento do filho. “Gabriel caia muito, mas, com os treinamentos, já consegue se levantar sem dificuldade e consegue até correr”, diz.
 
  De acordo com o coordenador de reabilitação desportiva do Ceir, Childerico Robson, o apoio e envolvimento dos pais são essenciais para a reabilitação dos pacientes. “A capoeira auxilia as pessoas a quebrarem barreiras impostas pela sociedade. Esse trabalho vai proporcionar grandes contribuições para a formação dessas crianças”, frisa.
 
  Dando continuidade ao evento, neste sábado (1), será realizada a formatura do Mestre Pebança do grupo IÊ Berimbau, no ginásio Edmilson Jorge, no bairro Dirceu Arcoverde. As atividades do IV Batizado e Troca de Cordas dos Pacientes do Ceir são integradas ao grupo de capoeiristas IÊ Berimbau, que trabalha com a reinserção social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade da zona Sudeste de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário