Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Paraatletas do Ceir são promessas da natação piauiense

Calouros e veteranos preparam-se para as competições paraolímpicas de 2012

Jéssica Santos

Joelson Oliveira - Paratleta - Ceir (Foto:Regis Falcão)
      Das sessões de reabilitações nas piscinas do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) têm surgido grandes promessas do esporte piauiense. Dentre eles, os nadadores Joelson Oliveira, 24 anos, e Ana Kássia, 14 anos, que foram além da fisioterapia e preparam-se para competições paraolímpicas.
Joelson Oliveira é uma das promessas do Ceir para o Circuito Caixa, que acontecerá no próximo mês em Natal (RN). Esta será a primeira competição do jovem nadador da cidade de Beneditinos, que duas vezes por semana vem treinar em Teresina.
      Sem movimentação nas pernas devido uma lesão medular causada por um acidente de trabalho, Joelson nada a largas braçadas e vem demonstrado muita habilidade na piscina. Para Childerico Robson, educador físico do Centro, a expectativa em torno de Joelson se dá principalmente por sua determinação. “Ele chegou um pouco receoso, mas logo demonstrou habilidades na natação. Quase dois anos depois, Joelson tem ótimos desempenhos no nado crawl, costas e peito, além de ser muito determinado. Estamos confiantes para este Circuito”, disse.
       Para o atleta, o maior desafio será controlar o emocional e manter o foco na competição. “É minha primeira competição e estou um pouco ansioso, mas estou treinando para obter bons resultados e espero trazer medalhas para o Piauí”, confessa Joelson Oliveira.
   Gabriela Luz, educadora física do Ceir e a paratleta Ana Kássia(Foto: Wilton Lopes)
   Para Ana Kássia Marcelino, que teve a perna amputada após ser atropelada na calçada de casa, esta é uma oportunidade de trazer mais medalhas para o Piauí. Medalhista de prata nos Jogos Escolares Paraolímpicos 2011 e de ouro na I Paraolimpíadas do Piauí, a nadadora espera alcançar bons resultados. “Estou treinando para melhorar meu tempo e conquistar mais medalhas”, enfatiza Ana Kássia.
    Gabriela Luz, educadora física que acompanha Ana Kássia, fala das características da atleta e reforça a expectativa de bons resultados. “Ela é uma atleta de velocidade. Nos últimos Jogos Escolares Paraolímpicos ela fez 50m em 55 segundos na modalidade nado costas. Por bons resultados como esse que estamos treinando e preparando-a para alcançar mais vitórias nas próximas competições”.
II Paraolimpíadas do Piauí
     A segunda edição das Paraolimpíadas do Piauí está sendo bastante esperada pela equipe do Ceir. “Estamos nos preparando para ir ainda mais competitivos a II Paraolimpíadas do Piauí. Queremos fortalecer este evento e incentivar que outras competições como essa surjam e dê condições aos nossos atletas de mostrarem seus talentos”, declara Childerico Robson, educador físico do Ceir.
     Ainda sem data confirmada, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) já articula o evento que este ano deve abranger todo o Piauí. “Nossa intenção é envolver os paraatletas de todo o Estado. Estamos articulando com a Seduc a possibilidade das Paraolimpíadas acontecerem junto com os Jogos Escolares e assim promover uma integração entre atletas e paraatletas”, revela Edson Araújo, assessor técnico de projetos da Seid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário